A CORRIDA POR 2026: UM CENÁRIO INCERTO PARA A SUCESSÃO PRESIDENCIAL NO BRASIL
O Brasil se aproxima de um ano eleitoral que promete ser um dos mais imprevisíveis da história recente. Em 2026, os eleitores irão às urnas para decidir quem ocupará a cadeira presidencial, e o cenário atual aponta para uma disputa acirrada, marcada pela baixa popularidade do governo Lula e pelo surgimento de novas forças políticas.
![]() |
PRESIDENTE LULA |
Desafios e Desaprovação: O cenário do governo Lula.O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em seu terceiro mandato, enfrenta um desafio inédito: uma taxa de desaprovação que beira os 60%. Este patamar é significativamente alto para um presidente que, em mandatos anteriores, sempre gozou de forte apoio popular. Diversos fatores contribuem para essa insatisfação, incluindo as incertezas econômicas, o aumento da inflação, e críticas à gestão de temas como a segurança pública,saúde, a crise do escândalo do INSS,e a trapalhada do aumento do IOF. A percepção de que o governo não tem entregado as soluções esperadas tem gerado um desgaste considerável, abrindo espaço para o fortalecimento de alternativas políticas.
![]() |
Quadro dos Possíveis |
Os Nomes na Disputa: Quem Almeja a Presidência?
Embora a corrida eleitoral de 2026 ainda esteja em seus estágios iniciais, alguns nomes já despontam como potenciais postulantes ao cargo máximo do país.
Pela direita, além da possibilidade mesmo que bem remota de uma nova candidatura de Jair Bolsonaro, que, apesar de inelegível, ainda possui uma base de apoio considerável e pode atuar como o principal cabo eleitoral, outros nomes ganham força.
![]() |
Ex-Presidente Bolsonaro |
Do centro-direita, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas,(REPUBLICANOS) tem sido apontado como um possível candidato, com um histórico de gestão que atrai parte do eleitorado conservador e liberal.
![]() |
GOV. Tarcísio de Freitas |
De forma tímida o também atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO) faz um ensaio.
![]() |
Gov. Romeu Zema |
Pela esquerda, além da expectativa de uma tentativa de reeleição de Lula (PT), caso sua popularidade se recupere, figuras como a da senadora Simone Tebet (MDB), que se destacou na última eleição, ou de algum outro nome do campo progressista podem surgir como opção, especialmente se o atual governo não conseguir reverter o quadro de desaprovação.
![]() |
Senadora Simone Tebet |
O cenário se completa com a presença de figuras do centro político que buscam se posicionar como alternativas à polarização.
Ronaldo Caiado (UB): O primeiro a bater de frente com o Governo Federal.
![]() |
Gov. Ronaldo Caiado |
Em meio a esse tabuleiro político em formação, um nome tem se destacado por sua postura incisiva e por já estar em plena pré-campanha: o atual governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Caiado é, até o momento, um dos poucos pré-candidatos que não hesita em bater de frente com o Governo Federal, criticando publicamente as políticas e a gestão de Lula.Essa estratégia de oposição clara e direta o posiciona como uma voz ativa para o eleitorado descontente com a atual administração. Sua atuação como governador, especialmente nas áreas de segurança e finanças públicas, tem sido apresentada como um contraponto aos problemas enfrentados em nível nacional. A pré-candidatura de Caiado,com o Slogan "CAIADO PARA ENDIREITAR O BRASIL", já bastante oficializada e com movimentação em diversos estados, demonstra uma intenção clara de se colocar como uma alternativa viável e de direita à polarização existente.
A antecipação de sua pré-campanha, lançada em 04 de abril,e a postura combativa em relação ao governo federal indicam que Caiado aposta na capitalização do descontentamento popular para angariar apoio e se consolidar como um nome forte para a sucessão presidencial de 2026.A eleição de 2026 se desenha como um momento crucial para o Brasil, com a insatisfação popular e a emergência de novos candidatos moldando um cenário de incertezas e expectativas. Acompanharemos de perto o desenrolar dessa complexa e vital disputa pelo futuro do país.
(Gilson Romanelli -Jornalista)
Comentários
Postar um comentário
OBRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO. VOCÊ É SEMPRE MUITO IMPORTANTE PARA QUE EU CONTINUE CRESCENDO E APRIMORANDO O TRABALHO. DEIXE SEMPRE SUAS CRÍTICAS, SUAS OPINIÕES, SUGESTÕES PARA QUE NOSSO BLOG POSSA CADA VEZ MAIS ATENDER AS EXPECTATIVAS DOS LEITORES.
( GILSON ROMANELLI - gilsonjromanelli@gmail.com
11-96103-9351 Whatsapp)